A importância do Técnico de Segurança do Trabalho

Hoje mostraremos aqui a importância do profissional para a Segurança e para todos, inclusive para o bolso do empregador, que muitas vezes não se dá conta disso!

ONDE ATUA O TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

O Técnico de Segurança do Trabalho atua em todo o tipo de empresa. Quem define a quantidade de cada profissional necessária por empresa é o dimensionamento do SESMT previsto na NR 4.

Logo, podemos dizer que o profissional tem emprego garantido por lei. Isso dependerá da quantidade de funcionários e do grau de risco da empresa.

 

FORMAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO LEGAL DA PROFISSÃO

A profissão é de nível técnico, e é regulamentada pela Lei nº 7.410, de 27 de Novembro de 1985. Por consequência disso, no dia 27 de Novembro é comemorado o dia do Técnico de Segurança do Trabalho.


 

CBO – Código Brasileiro de Ocupações 3516-05, no qual consiste:

Títulos

3516-05 – Técnico em segurança do trabalho

Supervisor de segurança do trabalho, Técnico em meio ambiente, segurança e saúde, Técnico em segurança industrial

3516-10 – Técnico em higiene ocupacional

Descrição Sumária

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho; realizam diagnóstico da situação de SST da instituição; identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho; investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.


TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO É IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS

Por todos os aspectos de prevenção de acidentes citados acima o Técnico de Segurança do Trabalho se faz muito importante nas empresas. E é por isso que algumas empresas mesmo não precisando de SESMT tem contratado o Técnico para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e harmonioso. Diminuindo assim, os acidentes e as perdas advindas dele.

CONCLUINDO

O Técnico de Segurança do Trabalho é funcionário, assim como todos os outros funcionários da empresa, não é melhor e nem pior do que ninguém. Trabalha por salário como os outros, é claro que ter vocação é importante, aliás, em tudo o que formos fazer ter vocação e perfil ajuda a diferenciar os bons dos ruins.

É um profissional quem tem um trabalho que demanda uma alta carga de responsabilidade e por isso não pode vacilar. Fazer prevenção é estar vigilante, é estar do olho no ambiente, nas pessoas envolvidas e no processo de trabalho como um todo.

Categories: Sem categoria
Tags: